Vento Suli – um blog com sotaque ilhéu

17.1.06

O Vento Sul e o Diabo

O Diabo é um dos três verbetes com maior número de sinônimos na língua portuguesa, segundo o Aurelião. São mais de cem nomes para o Dito Cujo. Mas deve faltar um, o Vento Suli.

O Silvio “ligeirinho”, um amante do Vento Sul, lembrou em seu comentário de uma música do Dazaranha: “o diabo desembarcou, desembarcou na Ilha”. Um dos integrantes da banda, o Jerry, que não gosta do Vento Sul, explicou que os antigos diziam que dia de Vento Sul era o diabo que estava revoltado, vindo e virando a vida e as sombrinhas das pessoas.

O Fábio, amigo que mora na Armação do Pântano do Sul, também acha que o Vento Sul é o Diabo, não aquela figura maldosa, mas um brincalhão. Segundo ele, nos dias de Vento Sul, o Danado fica brincando com a porta da casa. Se ele quer deixá-la aberta, vem o Vento Sul e a fecha bruscamente; se quer deixá-la encostada, lá vem o Pé-de-bode para escancará-la.

E você, acredita nisso?

2 Comments:

  • Não é uma questão de acreditar, e sim de vivenciar ! Quem (como eu) mora no extremo sul da ilha, sabe do que o Fábio está falando. Portas, janelas, vasos, roupas no varal, bicicletas, tudo num vira-vira enlouquecido. Mas tem suas vantagens...anuncia o fim das chuvas, limpando o céu....afasta os insetos peçonhentos voadores....refresca as tardes de verão, trazendo noites mais amenas, e no inverno, convida à todos para o recolhimento, para o aconchego. Não é de todo ruim. Como tudo neste nosso planeta, tem suas virtudes e seus defeitos, ou não vivemos em uma realidade de dualidades ?

    Por Blogger Zas Trás, at 1:26 PM  

  • Vento sul é muito bom. Traz uma aura de mistério e recolhimento à Ilha...
    Abraço.

    Por Blogger mercedes poison, at 12:37 AM  

Postar um comentário

<< Home